Pular para o conteúdo

Quem é Rosa Alegria?

Futurista profissional há 20 anos e pioneira em estudos do futuro no Brasil, Rosa é referência internacional pela visão sistêmica do que é inovação.  Consultora de planejamento prospectivo e palestrante internacional, está entre as mulheres futuristas mais reconhecidas da América Latina.


Atividades atuais
Além de palestrante e consultora, é pesquisadora de tendências em diversos setores da economia; palestrante e consultora internacional; facilitadora de processos de inovação através de aplicação de metodologias prospectivas que integram futurismo e com experiências imersivas e multissensoriais.

CEO do Projeto Millennium no Brasil, Diretora Geral da plataforma de educação Teach the Future e cofounder da startup Pangera – mundo sem idade,

Coordenadora acadêmica da inédita Certificação Internacional em Foresight Estratégico no Brasil.

Autora de diversas publicações e estudos relacionados ao futuro.

Editora do Journal of Futures Studies para a América Latina.



História
Durante 20 anos, Rosa foi executiva premiada no mundo corporativo com destaque para a área de Comunicação Empresarial e Responsabilidade Social Empresarial, tendo conquistado várias premiações.

Coordenou a campanha nacional Saúde Integral da Mulher integrando empresa, ONG e governo, editora do Manual “O que as empresas podem fazer pela saúde da mulher” do Instituto Ethos.  Cofounder da A Sociedade dos Saberes Femininos, centro de pesquisa sobre gênero. Foi a primeira mulher a compor a diretoria da ADVB Associação Brasileira de Vendas e Marketing do Brasil de 1995 a 1999.

Foi consultora de Sustentabilidade e integrou a equipe de instrutores do Uniethos.  Fundadora do NEF Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP e atuou como Vice-Presidente da entidade  de 2001 a 2016. Responsável por projetos de impacto global: capacitação em planejamento para os núcleos regionais em todo o Brasil dos ODM Objetivos do Milênio (PNUD, FIEP e Secretaria Geral do Governo) de 2009 a 2011, consultora do CONIC Conselho de Inovação da FIESP para assuntos da Rio + 20, de 2011 a 2012), coordenadora da campanha “Meu Sonho Verde” em Curitiba que foi inspiração para  a campanha da ONU Green Dreams around the World na Rio + 20.

Como ativista midiática atuou internacionalmente pelos Movimentos Mídia da Paz e Imagens e Vozes de Esperança.

Foi consultora de prospectiva para os governos do Uruguai e do Marrocos. Trouxe para o Brasil em 2004 a plataforma de mídia Mercado Ético criado pela futurista Hazel Henderson.

Representou no Brasil  a  EBF Ethical Biomimicry Finance.


Formação acadêmica
Graduada pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da USP Universidade de São Paulo, Mestre em Estudos do Futuro pela Universidade de Houston, Clear Lake (EUA) o mais reconhecido centro de formação de futuristas no mundo; especialista em Sustentabilidade pelo Schumacher College (Inglaterra), Global Management pelo Morehouse College (EUA) e Criatividade pelo CCL Center for Creative Leadership (EUA).


Afiliações
Membro profissional da APF Association of Professional Futurists,  da WFSF World Futures Studies Federation e da RIBER Rede Iberoamericana de Prospectiva.